quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Aos 50

No último sábado, durante um jantar, um amigo me perguntou se a vida começa aos cinquenta. Eu, que tenho cinquenta anos a apenas duas semanas, ainda não havia pensado sobre o início da minha vida. Naquela mesma noite, deitada, protegida entre meus lençóis, forcei uma reflexão sobre esse tema...

Aos 20, não era vida, era carreira. Era a ambição de uma jovem advogada sonhando construir impérios. Longas noites de trabalho em meio a pilhas de papel. Desejar todo o dinheiro do mundo. Conquistas, resultados, reconhecimento. Aos 20, não era vida, era carreira.

Aos 30, não era vida, eram filhos. Era todo amor, toda atenção para eles. Vivi meus filhos e suas histórias, o menino que caiu na escola, a menina que quer ir a uma festa. Em meus pensamentos, eu fui eles em tempo integral. Aos 30, não era vida eram os meus dois amores.

Aos 40, não era vida, era angústia. Pensamentos circulares que me afogavam. Estou velha, quem vai me querer assim? Rugas, menopausa, calores. Estou velha. Tratamentos e cremes para evitar o inevitável. Aos 40, não era vida era angústia.

Agora eu tenho 50 e vou me aposentar no mês que vem. Meus filhos casaram e tudo o que era para cair, já caiu. As rugas sentaram nos cantinhos do meu rosto e os calores ainda existem, mas não me assustam mais. Hoje uso cremes apenas para perfumar a pele. Diria que os dias são mais fáceis agora. Eu não espero mais nada de ninguém, nem de mim mesma. Aos 50, vida é vida.

Um comentário:

  1. Olá Gergiana??? Percebi que iniciamos essa vida de blogueira quase na mesma época. eu com 40, vc com 50. mas o que importa? as angústias são as mesmas seja qual for o corpo que habita. gostei dos seus textos. um abraço.

    ResponderExcluir